Dicas úteis MF4 Blindados

Fique atento

Confira aqui as principais dicas e os principais questionamentos em relação à blindagem de automóveis. Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida, entre em contato com a gente e pergunte diretamente a um dos nossos consultores.

  • A blindagem parcial é permitida?

    Não, pois além de não garantir a segurança do usuário, ela é proibida pelo Exército, porque é impossível saber que local do carro será atingido em um ataque, causando uma falsa impressão de segurança. A Abrablin não aceita em seu quadro associativo empresas que realizam esse tipo de serviço.

  • As películas colocadas em vidros não-blindados têm resistência balística?

    Não, embora existam empresas comercializando películas que dizem ser protetoras. A Abrablin desconhece a existência de qualquer tipo de película, nacional ou importada, que, aplicada a vidros originais do veículo (laminados ou temperados), ofereça resistência a disparos de armas de fogo.

  • O que é delaminação e por que ocorre?

    É o deslocamento das camadas que compõem um vidro blindado. Pode ser causado por inúmeros fatores: desde as reações resultantes da composição do produto, até as condições de uso e conservação do veículo blindado. Expor o veículo excessivamente ao calor e umidade pode acelerar esse processo.

  • O vidro delaminado perde a resistência balística?

    Depende do grau da delaminação e de sua localização no vidro. Diante de qualquer suspeita, deve-se levar o carro à blindadora, que irá pedir uma análise técnica ao fabricante. Se o problema estiver restrito às bordas do vidro, a resistência não é afetada, caso contrário o vidro deve ser imediatamente avaliado.

  • O vidro blindado continua seguro após o término da garantia?

    A proteção balística não termina com o fim da garantia. Como ocorre em qualquer outro produto, a garantia se refere ao período em que a manutenção ou a reposição são de responsabilidade do fabricante. A proteção balística se mantém, desde que a integridade física do vidro esteja preservada.

  • É possível abrir os vidros de um carro blindado?

    Sim. Mas é evidente que o veículo deixa de oferecer a segurança de um blindado se os vidros estiverem abertos. Normalmente, por questão de segurança, as blindadoras restringem a possibilidade de abertura aos vidros dianteiros, uma necessidade para passar em pedágios ou entrar em shoppings, por exemplo.

  • A blindagem afeta o desempenho do veículo?

    Sim, e a intensidade dos efeitos sentidos dependem do tipo de blindagem e da marca do carro. A blindagem acrescenta peso ao automóvel pois são incluído novos materiais com resistência balística, não previstos no projeto original do veículo. Ou seja, o peso adicional não foi considerado no design original.

  • Como agir depois de um caso de colisão ou ataque a tiros?

    Encaminhe o veículo à blindadora para os devidos reparos. A exemplo do que acontece com qualquer carro em ocorrências atípicas, a blindadora não arca com o custo do conserto, mesmo dentro do prazo de garantia. Em caso de disparos, é mais do que evidente que o veículo blindado já cumpriu seu objetivo – proteger. A recuperação das partes danificadas terá um custo financeiro. O melhor custo/benefício já foi alcançado.

  • O que é aramida?

    É um material dielétrico (isolador de eletricidade) sintético, em forma de fibras, muito leve e de grande resistência mecânica à tração. O desenvolvimento das fibras especiais é responsável pela diminuição do peso da blindagem. E a aramida também é usada na indústria aeroespacial e em coletes à prova de balas. Quando fabricada em multicamadas, dispersa a energia no momento do impacto da projétil e desencadeia sua deformação, reduzindo seu poder destruidor.

video

Assistência técnica

Conheça um pouco mais sobre o nosso processo de blindagem e sobre os materiais utilizados em nossos serviços. Buscamos sempre alinhar conforto e segurança para você, sua família e os demais passageiros. Saiba mais